quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Forever Woody


Para a minha, lindinha, pitchukinha amiga Desir de La Vie, um pouco da admiração por Woody num texto meio antigo,mas se o Xico Sá pode,eu também posso,um beijão Mary Keyboard


Woody Allen já era bom sendo apenas Woody Allen, é claro que não devemos levar em conta alguns momentos infelizes de sua carreira os quais listo abaixo:

Todos os filmes de sua fase Bergman:Interiores,Setembro e A Outra

-Sweet and Lowdown -Scoop

Confesso que imaginei que seria mais fácil fazer a lista acima, apenas seis filmes numa filmografia altamente prolífica não é coisa para qualquer diretor, Woody é um operário- artesão, alguém que conseguiu montar um pequeno atelier num cantinho de uma grande fábrica e é lá que aqueles que buscam pelos prazeres exclusivos vão buscar os produtos de um gênio. Woody Allen além de ter um forte estilo próprio nunca escondeu fortes influências de alguns mestres, o primeiro sem dúvida foi Bergman o qual homenageou (copiou) nos três filmes citados acima que podem figurar como os mais tristes de sua filmografia, em ambos os sentidos, o american way of life não combinou com a alma sueca e as questões existenciais do mestre, alguma coisa estava fora de lugar, a influência Bergmaniana permaneceu mas não de forma tão explicita em outros de seus filmes. Em Match Point, Allen incorpora Hitchcock sem deixar de ser Woody Allen e o resultado foi fantástico, como é de conhecimento geral. Agora podemos ver o cineasta assumindo duas influências, em O Sonho de Cassandra atualmente em cartaz, Woody brinca com referencias de Hitchcock, Billy Wilder além de suas próprias e o resultado é acachapante. No filme dois irmãos movidos pelo vil metal são levados a cometer um crime.O filme é uma releitura moderna de uma tragédia grega, esqueçam as comédias apesar do riso aflorar quase durante o rolo todo. O mais interessante é a maneira sútil com que o diretor critica a futilidade da sociedade atual, contrapondo dois opostos, a consciência humana conturbada, cheia de fraquezas e angústias, que pode levar o homem aos atos mais baixos e paradoxalmente as ações mais nobres, e a total falta dessa consciência, o hedonismo vazio, o consumismo chulo e frio que transforma homens em ratos. O Sonho de Cassandra é um filme adulto, literário, falado, os diálogos são coerentes, os personagens são inteligentes e transpiram vida, ao saírmos do cinema temos a impressão de ter lido um excelente conto, desses que ficarão conosco por um bom tempo, incomodando e talvez, mudando. Woody Allen, Hitchcock e Billy Wilder, precisa mais?


2 comentários:

  1. FOFO!

    Amei demais o presente.

    Eu amo tudo em Allen...Talvez seja esse o meu problema, quando amo o criador e a(s) criatura(s), não consigo ser nada crítica. A mesma coisa vale pro Bergman.

    Mas ainda fico com Zelig. Já Bergman me caçou, laçou e me atordou deveras com Sétimo Selo, Sonata de Outono, Persona...ai, todos! Até a Flauta Mágica.

    Você e o Xico podem republicar tudo o que quiserem, óbvio.
    Hehehehehe

    A fotinho da apresentação tá show demais!
    Era Praia Grande? Hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Eu estava na verdade fazendo minha caminhada matinal em Solemar que fica exatamente na divisa Mongaguá/Praia Grande.Trata-se de estância balneária muito aprazível, reconhecida por suas deliciosas bananinhas açucaradas e crianças remelentas que vão a praia com cuecas do Superman e Bob Sponja. Não sei se você notou Désir mais o meu sungão tipo caleçon da marca Evolution (Taiwan/USA) possuí ziper frontal para facilitar o ato de urinar. Caso seu esposo esteja interessado estou comercializando vários modelos e os envio pelo reembolso postal, e o melhor, com frete grátis!

    ResponderExcluir